Eu sou filho de Mato Grosso,
basta olhar para o meu rosto
a minha cor é tropical
O verde no pé da serra
emoldura a minha terra
numa arte natural.
Mato Grosso Tropical
Olimpio Alvis
|
sábado, 30 de abril de 2011
MÚSICA/MT
RELEVANTES CITAÇÕES SOBRE MATO GROSSO
CULTURA
Segundo Antonio Joaquim na apresentação do livro Mato Grosso e sua História de Else Cavalcante e Maurim Rodrigues “Mato Grosso apresenta uma grande riqueza cultural que é resultado da sua história e está presente em todo um patrimônio de cultura que, infelizmente ainda é desconhecido da grande maioria de brasileiros que nasceram ou que vivem aqui e em outras regiões”.
Economia Mato-grossense
Economia Mato-grossense
Ao longo da história Mato Grosso se dedicou a várias atividades econômicas como: mineração, pecuária, cana-de-açúcar, erva-mate, poaia, borracha, culturas de subsistência, etc. Atualmente tem uma presença forte a: agricultura, pecuária, agronegócio e despontando o turismo pelas suas belas paisagens.
O desenvolvimento da agroindústria, faz com que à economia do estado cresça a um ritmo superior à média do país.
O rebanho bovino, o quarto maior do país, ultrapassando 14 milhões de cabeças. A maior parte deste rebanho concentra-se no norte e no sudeste do estado, e o manejo é feito com bom padrão tecnológico.
Mais de 20 anos após a formação de dois estados, Mato Grosso, que ficou com a região menos rica, apresenta crescimento expressivo. A principal força econômica esta na agricultura, cujo crescimento é demonstrado por recordes na produção de soja e de algodão. E ocupa a segunda posição na produção de arroz, sorgo e madeira.
Há uma grande concentração de terras no estado: as grandes propriedades, com mais de mil ha. representam 10,2% dos estabelecimentos agropecuários e ocupam 82,2% do território.
A região norte de Mato Grosso destaca-se pela indústria madeireira. As demais indústrias estão concentradas na região centro-sul, onde estão localizados os centros urbanos mais desenvolvidos e melhor servidos de rede de transportes e comunicações.
No setor de serviços, as atividades de maior destaque são a administração pública e o comércio.
O crescimento econômico do estado supera a média brasileira, mas as deficiências na infraestrutura, que prejudicam o escoamento eficaz de produção.
O agronegócio é o setor mais dinâmico da economia mato-grossense.
O futuro de Mato Grosso não se limita à agropecuária e ao agronegócio. Cada vez mais o Pantanal é reconhecido pelas suas qualidades ecológicas e como fonte de riquezas, desenvolvendo um setor de ecoturismo moderno, bem planejado e sustentável. São muitas as belezas naturais do Estado que poderiam servir de atrativo ao turismo ecológico e representar importante fonte de renda para o Estado e para as comunidades que vivem nas áreas dos polos turísticos.
Dados gerais de Mato Grosso: História
História de Mato Grosso
O nome de Mato Grosso é originário do estado. Em 1734, os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, procurando pelos índios Pareci, acabaram encontrando uma jazida de ouro no rio Galera, após atravessarem uma mata densa e fechada. Por causa da exuberância da floresta, denominaram a região de Mato Grosso.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o atual estado de Mato Grosso, como quase todo o Centro-Oeste e a Região Norte, pertencia à Espanha. Por muito tempo sua exploração se limitou a esporádicas expedições de aventureiros e à atuação de missionários jesuítas espanhóis. Com o bandeirismo no século XVII e a descoberta de ouro no Brasil Central no século XVIII, a região é invadida por exploradores. A partir daí Mato Grosso insere-se no contexto da história oficial do Brasil durante o período colonial, mais precisamente a partir da chegada de Paschoal Moreira Cabral Leme, em 1719 e a descoberta de ouro. Em 9 de Maio de 1748 é criada a capitania de Mato Grosso, com sede em Vila Bela da Santíssima Trindade, posteriormente transferida para a Vila de Cuiabá. Dois anos depois, a região é incorporada ao Brasil pelo Tratado de Madri que dava uso e posse da terra.
No século XIX, com o declínio da mineração, o empobrecimento, o isolamento da província torna-se inevitável. Alguma atividade agrícola e mercantil de subsistência sobrevive nos campos mais férteis do sul. O único meio de transporte até a capital era o navio, numa viagem pelo Rio Paraguai. Com a República, esse isolamento vai sendo vencido com a ampliação da rede telegráfica pelo Marechal Candido Mariano Rondon, a navegação a vapor e a abertura de algumas estradas precárias. Esse avanço em infraestrutura atrai seringueiros, criadores de gado, exploradores de madeira e de erva-mate para a região, além de diversos aventureiros.
Em 1917, com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX o Estado retomou o desenvolvimento.
Somente em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas é que a configuração geográfica de Mato Grosso muda. Ocorre o primeiro desmembramento com a formação do Território Federal do Guaporé, hoje o estado de Rondônia.
Em 1977, durante o governo de Ernesto Geisel, houve a divisão do estado em duas partes. Uma parte do Estado foi desmembrada e transformado no Mato Grosso do Sul, tendo como sua Capital Campo Grande. Região que alcançou grande desenvolvimento por estar mais próxima da região Sudeste e do grande centro polarizador (São Paulo). E a outra ainda Mato Grosso com capital Cuiabá.
Assinar:
Postagens (Atom)
Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?
O que é um lago ? Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...
-
O que é um lago ? Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...
-
O mapa-múndi , também conhecido como planisfério, nada mais é do que a representação do globo terrestre em um plano . Possui funções var...
-
Ásia é o maior continente do mundo e inclui muitos países vastíssimos, como a Federação Russa, e países com populações gigantescas, como...