quarta-feira, 9 de março de 2011

O que é Geografia?

"Considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, a geografia surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de História Natural ou Filosofia Natural.

Geografia vem das palavras gregas "geo" e "graphos" significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é o estudo cientifico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre". (Enciclopédia Geográfica - ATR - cd rom).


"É objeto de preocupação da Geografia de hoje conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais”. (Jurandir L. Sanches Ross. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp,2001. p.16. 

Quem somos nós?


Quem somos nós?

Somos todas as pessoas do mundo.

Moramos em toda a parte – em cidades apinhadas de gente e cidadezinhas pequenas. Moramos em planícies brancas e geladas e em verdes florestas quentes. Moramos em desertos, encostas de montanhas e ilhas no mar.
Somos de muitas cores. Alguns de nós têm a pele castanho-claro, outros têm pele escura, da cor do chocolate. Alguns de nós têm a pele rosada e alguns têm a pele dourada.

Nossos olhos e cabelo também são de cores diferentes. Podemos ter olhos azuis, castanhos, cinzentos ou verdes. Nosso cabelo pode ser louro e castanho, ruivo ou preto. Pode ser liso ou encaracolado.

Temos muitos tamanhos e formas diferentes. Alguns de nós somos altos e baixos. Alguns são magros, outros são gorduchos.

Por todo o mundo, temos muitos modos diferentes de vida. Mas somos muito parecidos sob muitos aspectos importantes. Todos precisamos ter comida e abrigo. Todos queremos viver em conforto e ser felizes. Todos precisamos de amor e amizade. Todos gostamos de coisas bonitas.

Pertencemos a muitas famílias, grupos, tribos e nações diferentes. Mas todos também pertencemos a uma grande família – a família humana de mais de cinco bilhões de pessoas – pois temos todos os mesmos antepassados.
Somos nós – o povo do planeta Terra.

O Mundo da Criança. Gente de Todo o Mundo. Vol. 11. Rio de Janeiro: Editora Delta S.A., 1987; p.06 e 07.

Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?

O que é um lago ?  Lagos   são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...