segunda-feira, 30 de maio de 2011

Indicadores Socioeconômicos/Principais Indicadores socioeconômicos

Indicadores Socioeconômicos
Para analisar as condições de vida de uma determinada população e avaliar o nível de desenvolvimento de um país é preciso utilizar indicadores socioeconômicos.

Principais Indicadores socioeconômicos
- Produto Interno Bruto (PIB)
É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Ajuda a medir a capacidade de produção de um país: quanto maior o PIB, mais rica é a nação.

- Produto Nacional Bruto (PNB)
É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano, mais o capital nacional que está no exterior, de cujo valor é subtraído o capital que foi enviado para fora do país nesse período. Normalmente, os países pobres possuem um PIB maior que o PNB.

- Renda per capita
É o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. Não configura a realidade porque é uma estimativa média da renda anual de cada habitante.

- Mortalidade infantil
Indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade, para cada grupo de l 000 crianças que nasceram vivas. Quanto maior o índice de mortalidade infantil, pior as condições sociais do país. Lembre-se de que é um valor médio.

- Expectativa de vida
É a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter. Quanto melhores as condições sociais, maior a esperança ou expectativa de vida.

- Escolaridade
Mede o grau de instrução da população. Quanto mais tempo de estudo, melhores os indicadores sociais do país.

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
E considerado o indicador socioeconômico mais amplo e mais completo porque levam em conta três aspectos: a expectativa de vida, o grau de escolaridade e a renda per capita. O IDH é uma média dos valores que correspondem ao conjunto desses três aspectos e varia de O a l. Quanto mais próximo de l, melhor o IDH de uma nação.

Analisando e comparando esses indicadores, é possível classificar os países em ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, com elevado, médio ou baixo IDH.
Podemos constatar que as menores rendas per capita, os menores PIBs e os mais baixos índices de desenvolvimento humano estão em países subdesenvolvidos, Por outro lado, as nações européias, o Japão e os Estados Unidos, países desenvolvidos, apresentam situações inversas.
-desenvolvimento humano elevado: os índices variam de 0,800 a 1;
-desenvolvimento humano médio: os índices variam de 0,500 a 0,799;
-desenvolvimento humano baixo: menor que 0,500.

Sistemas econômicos como base de classificação
De acordo com o sistema político-econômico, os países estavam divididos em dois blocos:
  • Países capitalistas: os meios de produção são privados, isto é, pertencem a uma empresa ou a um grupo de pessoas; trabalha-se mediante um salário; a sociedade é dividida em proletários e assalariados ou proletariados. Podem coexistir empresas que pertencem ao Estado.
  • Países socialistas: não há propriedade privada dos meios de produção; todos os meios pertencem ao Estado, que é o único empregador.
A partir de 1950, surgem as seguintes expressões:
  • Primeiro Mundo é um conceito da Teoria dos Mundos, originado da Guerra Fria, para descrever o conjunto de países que se posicionaram a favor do capitalismo e se aliaram aos Estados Unidos durante a Guerra Fria. O termo também é usado para descrever os países desenvolvidos, já que a maioria dos países que compõe o primeiro mundo tem um considerável desenvolvimento econômico e social, e dessa maneira a maioria dos países hoje considerados desenvolvidos eram os que pertenciam ao Primeiro Mundo. Os países de Primeiro Mundo são os que pertencem à Europa ocidental, à América Anglo-Saxônica (na América do Norte), além de Grécia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
  • Segundo Mundo. De acordo com a Teoria dos Mundos o segundo mundo são as nações do antigo bloco socialista constituiriam o Segundo Mundo, por exemplo, a antiga União Soviética.
  • Terceiro Mundo é um termo da Teoria dos Mundos, originado na Guerra Fria, para descrever os países que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, não se aliando nem aos Estados Unidos e os países que defendiam o capitalismo, e nem à União Soviética e os países que defendiam o socialismo. O conceito mais amplo do termo pode definir os países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou seja, os que possuem uma economia e/ou uma sociedade pouco ou insuficientemente avançada(s).

Uma classificação econômica atual
  • Países do Norte. Países Desenvolvidos são os países mais ricos do mundo, que apresentam PIB elevado, grandes empresas multinacionais e, conseqüentemente, alto índice de desenvolvimento humano (IDH). São exemplos: Japão, Alemanha, Estados Unidos; Austrália e Canadá.
  • Países do Sul. Países Subdesenvolvidos são os países pobres do mundo, apresentam poucos atrativos econômicos para o estabelecimento de industrias e empresas. Além disso, suas condições sociais são muito baixas e parte desses tem sistema político fragilizados por questões internas, lutas pelo poder ou dependência econômica internacional. São exemplos: Haiti, Nicarágua, Angola, Afeganistão, etc.
  • Países Emergentes. É formado por aqueles que apresentam capacidade de atrair boa parte dos investimentos estrangeiros, pois possuem uma infra-estrutura básica, condições sociais com desenvolvimento médio, certa estabilidade econômica e também estabilidade política. Fazem parte desse grupo alguns países que apresentam IDH Médio, como Brasil, México, Índia, Taiwan, Coréia do Sul e África do Sul.
Geografia Sociedade e Cotidiano – Espaço Mundial I;
Wikipédia, a enciclopédia livre;
espacoeconomicotocolando.blogspot.com

Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?

O que é um lago ?  Lagos   são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...