História de Mato Grosso
O nome de Mato Grosso é originário do estado. Em 1734, os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, procurando pelos índios Pareci, acabaram encontrando uma jazida de ouro no rio Galera, após atravessarem uma mata densa e fechada. Por causa da exuberância da floresta, denominaram a região de Mato Grosso.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o atual estado de Mato Grosso, como quase todo o Centro-Oeste e a Região Norte, pertencia à Espanha. Por muito tempo sua exploração se limitou a esporádicas expedições de aventureiros e à atuação de missionários jesuítas espanhóis. Com o bandeirismo no século XVII e a descoberta de ouro no Brasil Central no século XVIII, a região é invadida por exploradores. A partir daí Mato Grosso insere-se no contexto da história oficial do Brasil durante o período colonial, mais precisamente a partir da chegada de Paschoal Moreira Cabral Leme, em 1719 e a descoberta de ouro. Em 9 de Maio de 1748 é criada a capitania de Mato Grosso, com sede em Vila Bela da Santíssima Trindade, posteriormente transferida para a Vila de Cuiabá. Dois anos depois, a região é incorporada ao Brasil pelo Tratado de Madri que dava uso e posse da terra.
No século XIX, com o declínio da mineração, o empobrecimento, o isolamento da província torna-se inevitável. Alguma atividade agrícola e mercantil de subsistência sobrevive nos campos mais férteis do sul. O único meio de transporte até a capital era o navio, numa viagem pelo Rio Paraguai. Com a República, esse isolamento vai sendo vencido com a ampliação da rede telegráfica pelo Marechal Candido Mariano Rondon, a navegação a vapor e a abertura de algumas estradas precárias. Esse avanço em infraestrutura atrai seringueiros, criadores de gado, exploradores de madeira e de erva-mate para a região, além de diversos aventureiros.
Em 1917, com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX o Estado retomou o desenvolvimento.
Somente em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas é que a configuração geográfica de Mato Grosso muda. Ocorre o primeiro desmembramento com a formação do Território Federal do Guaporé, hoje o estado de Rondônia.
Em 1977, durante o governo de Ernesto Geisel, houve a divisão do estado em duas partes. Uma parte do Estado foi desmembrada e transformado no Mato Grosso do Sul, tendo como sua Capital Campo Grande. Região que alcançou grande desenvolvimento por estar mais próxima da região Sudeste e do grande centro polarizador (São Paulo). E a outra ainda Mato Grosso com capital Cuiabá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário