sábado, 30 de abril de 2011

MÚSICA/MT

Eu sou filho de Mato Grosso,
basta olhar para o meu rosto
a minha cor é tropical
O verde no pé da serra
emoldura a minha terra
numa arte natural.
Mato Grosso Tropical
      Olimpio Alvis

RELEVANTES CITAÇÕES SOBRE MATO GROSSO

CULTURA

Segundo Antonio Joaquim na apresentação do livro Mato Grosso e sua História de Else Cavalcante e Maurim Rodrigues “Mato Grosso apresenta uma grande riqueza cultural que é resultado da sua história e está presente em todo um patrimônio de cultura que, infelizmente ainda é desconhecido da grande maioria de brasileiros que nasceram ou que vivem aqui e em outras regiões”. 

Segundo João Carlos Vicente Ferreira, no seu livro Mato Grosso e seus Municípios (1997, p.157) “Falar da cultura mato-grossense é falar da própria alma do povo deste Estado...Representa a nossa história, a nossa memória social, as tradições, técnicas, experiências, crêndices e acúmulo de conhecimentos de quase três séculos de miscigenação racial. Nessa simbiose de civilizações está a cultura mato-grossense.”

Segundo Ivane Inêz Piaia em seu livro Geografia de Mato Grosso, (1999, p.141) “É impossível andar pelas ruas da capital mato-grossense sem notar a diversidade dos semblantes que caracterizam sua população. Essa diversidade étnica/cultural é fruto da miscigenação ocorrida entre os três grupos raciais que povoam este território: índios, negros e brancos”. 


Economia Mato-grossense

Economia Mato-grossense

Ao longo da história Mato Grosso se dedicou a várias atividades econômicas como: mineração, pecuária, cana-de-açúcar, erva-mate, poaia, borracha, culturas de subsistência, etc. Atualmente tem uma presença forte a: agricultura, pecuária, agronegócio e despontando o turismo pelas suas belas paisagens. 
O desenvolvimento da agroindústria, faz com que à economia do estado cresça a um ritmo superior à média do país.
O rebanho bovino, o quarto maior do país, ultrapassando 14 milhões de cabeças. A maior parte deste rebanho concentra-se no norte e no sudeste do estado, e o manejo é feito com bom padrão tecnológico.
Mais de 20 anos após a formação de dois estados, Mato Grosso, que ficou com a região menos rica, apresenta crescimento expressivo. A principal força econômica esta na agricultura, cujo crescimento é demonstrado por recordes na produção de soja e de algodão. E ocupa a segunda posição na produção de arroz, sorgo e madeira.
Há uma grande concentração de terras no estado: as grandes propriedades, com mais de mil ha. representam 10,2% dos estabelecimentos agropecuários e ocupam 82,2% do território.
A região norte de Mato Grosso destaca-se pela indústria madeireira. As demais indústrias estão concentradas na região centro-sul, onde estão localizados os centros urbanos mais desenvolvidos e melhor servidos de rede de transportes e comunicações.
No setor de serviços, as atividades de maior destaque são a administração pública e o comércio.
O crescimento econômico do estado supera a média brasileira, mas as deficiências na infraestrutura, que prejudicam o escoamento eficaz de produção.
O agronegócio é o setor mais dinâmico da economia mato-grossense.
O futuro de Mato Grosso não se limita à agropecuária e ao agronegócio. Cada vez mais o Pantanal é reconhecido pelas suas qualidades ecológicas e como fonte de riquezas, desenvolvendo um setor de ecoturismo moderno, bem planejado e sustentável. São muitas as belezas naturais do Estado que poderiam servir de atrativo ao turismo ecológico e representar importante fonte de renda para o Estado e para as comunidades que vivem nas áreas dos polos turísticos.

Dados gerais de Mato Grosso: História

História de Mato Grosso
O nome de Mato Grosso é originário do estado. Em 1734, os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, procurando pelos índios Pareci, acabaram encontrando uma jazida de ouro no rio Galera, após atravessarem uma mata densa e fechada. Por causa da exuberância da floresta, denominaram a região de Mato Grosso.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o atual estado de Mato Grosso, como quase todo o Centro-Oeste e a Região Norte, pertencia à Espanha. Por muito tempo sua exploração se limitou a esporádicas expedições de aventureiros e à atuação de missionários jesuítas espanhóis. Com o bandeirismo no século XVII e a descoberta de ouro no Brasil Central no século XVIII, a região é invadida por exploradores. A partir daí Mato Grosso insere-se no contexto da história oficial do Brasil durante o período colonial, mais precisamente a partir da chegada de Paschoal Moreira Cabral Leme, em 1719 e a descoberta de ouro. Em 9 de Maio de  1748 é criada a capitania de Mato Grosso, com sede em Vila Bela da Santíssima Trindade, posteriormente transferida para a Vila de Cuiabá. Dois anos depois, a região é incorporada ao Brasil pelo Tratado de Madri  que dava uso e posse da terra.
No século XIX, com o declínio da mineração, o empobrecimento, o isolamento da província torna-se inevitável. Alguma atividade agrícola e mercantil de subsistência sobrevive nos campos mais férteis do sul. O único meio de transporte até a capital era o navio, numa viagem pelo Rio Paraguai. Com a República, esse isolamento vai sendo vencido com a ampliação da rede telegráfica pelo Marechal Candido Mariano Rondon, a navegação a vapor e a abertura de algumas estradas precárias. Esse avanço em infraestrutura atrai seringueiros, criadores de gado, exploradores de madeira e de erva-mate para a região, além de diversos aventureiros.
Em 1917, com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX o Estado retomou o desenvolvimento.
Somente em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas é que a configuração geográfica de Mato Grosso muda. Ocorre o primeiro desmembramento com a formação do Território Federal do Guaporé, hoje o estado de Rondônia.
Em 1977, durante o governo de Ernesto Geisel, houve a divisão do estado em duas partes. Uma parte do Estado foi desmembrada e transformado no Mato Grosso do Sul, tendo como sua Capital Campo Grande. Região que alcançou grande desenvolvimento por estar mais próxima da região Sudeste e do grande centro polarizador (São Paulo). E a outra ainda Mato Grosso com capital Cuiabá.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

HOMENAGEM À MATO GROSSO

ANIVERSÁRIO DE MATO GROSSO

No dia 9 de maio é comemorado o aniversário de 263 anos de criação da Capitania de Mato Grosso, atual Estado de Mato Grosso. A comemoração faz parte da Semana de Mato Grosso, instituída pelo decreto nº 7.467, de 24 de abril de 2006.

domingo, 24 de abril de 2011

Divulgada a lista de projetos escolares selecionados no Edital 004

Divulgada a lista de projetos escolares selecionados no Edital 004
A Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou nesta quarta-feira (20/04) a lista dos projetos pedagógicos escolares selecionados ao Edital 004/2011. Ao todo 163 propostas nas diversas áreas do conhecimento foram escolhidas pela Comissão de Análise e Acompanhamento. 
ENTRE ELES: 
  • LITERATURA EM AÇÃO - ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM NUNES ROCHA
  • CONHECENDO MATO GROSSO - ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM NUNES ROCHA

Dados gerais de Mato Grosso: Geografia

O Mato Grosso é um estado da região centro – oeste do Brasil, sendo o terceiro maior estado do país em área, com 906.806 Km², da qual a maior parte é ocupada pela Amazônia Legal. A capital do Estado é Cuiabá. Os limites territoriais do estado são os seguintes:
  • Norte – Pará e Amazonas
  • Sul – Mato Grosso do Sul
  • Leste – Goiás e Tocantins
  • Oeste – Rondônia e Bolívia.
A maior parte do território mato-grossense é plano, caracterizando um relevo de baixas altitudes, que tem em sua composição, três tipos de unidades distintas: Planalto mato-grossense, Planalto – basáltico, Pantanal Mato-grossense.

No território do Mato Grosso são três os tipos de vegetação predominante. Ao norte, o estado é coberto pela floresta equatorial, a Floresta Amazônica, com árvores de grande porte como a andiroba e a seringueira, entre outras. É a chamada Amazônia Legal.

Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com suas características e biodiversidade únicas. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em imensos campos de soja ou algodão, principalmente.
Ao sul do estado, encontra-se parte da maior área alagada do mundo, o Pantanal, que desde 2001 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Embora seja grande a diversidade vegetal e animal nessa área, que é chamada de área de transição (entre os tipos de vegetação) a cobertura de gramínea predomina.

O clima no estado varia de acordo a posição geográfica, mas o clima predominante é o tropical super úmido. Esse clima tipicamente amazônico, ou seja, de calor (26° C em média) e umidade em abundancia. Em algumas regiões do estado, as estações (seca e chuvosa) são bem definidas, o que caracteriza um clima tropical.

No Mato Grosso existem dois sistemas hidrográficos importantes, ou seja, duas bacias, a do Rio Amazonas e a do Rio Paraguai.
Os principais rios que compõem a Bacia do Rio Amazonas são: Rio Araguaia, Rio Xingu, Rio das Mortes, Rio Juruena, etc. O Rio Cuiabá é o principal afluente da Bacia do Rio Paraguai.

Outro grande destaque do estado é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado ao centro-sul do estado, entre a capital Cuiabá e o município de Chapada dos Guimarães.
www.infoescola.com

SÍMBOLOS DE MATO GROSSO

Em Mato Grosso o primeiro símbolo oficial a ser criado foi a Bandeira, através do Decreto n° 2, de 31 de janeiro de 1890, no governo do Brigadeiro Antônio Maria Coelho, 1° Governador do nosso Estado na fase Republicana.  O Brasão foi o segundo símbolo a ser criado já em 1918, pela Resolução n° 799 de 14 de agosto.  O Hino do Estado de Mato Grosso, por sua vez, somente foi oficializado no ano de 1983, no governo Júlio José de Campos, apesar de já ser executado em solenidades oficial do Estado desde 1919.
Desta feita, os símbolos oficiais do Estado, na ordem de sua oficialização, são três: A BANDEIRA; O BRASÃO DE ARMAS e O HINO. 
http://www.al.mt.gov.br




HINO DE MATO GROSSO
Letra: Dom Aquino Corrêa
Música: Emílio Heine

Limitando, qual novo colosso,
O ocidente do imenso Brasil,
Eis aqui, sempre em flor Mato Grosso,
Nosso berço glorioso e gentil!
Eis a terra das minas faiscantes,
Eldorado como outros não há
Que o valor de imortais bandeirantes
Conquistou ao feroz Paiaguás!

Salve, terra de amor, terra do ouro,
Que sonhara Moreira Cabral!
Chova o céu dos seus dons o tesouro
Sobre ti, bela terra natal!

Terra noiva do Sol! Linda terra!
A quem lá, do teu céu todo azul,
Beija, ardente, o astro louro, na serra
E abençoa o Cruzeiro do Sul!
No teu verde planalto escampado,
E nos teus pantanais como o mar,
Vive solto aos milhões, o teu gado,
Em mimosas pastagens sem par!

Hévea fina, erva-mate preciosa,
Palmas mil são teus ricos florões,
E da fauna e da flora o índio goza,
A opulência em teus virgens sertões.
O diamante sorri nas grupiaras
Dos teus rios que jorram, a flux,
A hulha branca das águas tão claras,
Em cascatas de força e de luz.

Dos teus bravos a glória se expande
De Dourados até Corumbá,
O ouro deu-te renome tão grande
Porém mais, nosso amor te dará!
Ouve, pois, nossas juras solenes
De fazermos em paz e união,
Teu progresso imortal como a fênix
Que ainda timbra o teu nobre brasão.

POESIA: Terra de Sonhos

Terra de Sonhos

A garça agora voou se foi
Que parecia um planador
E num corixo eu lavei meus pés
De camalote navegador

Quando o fundão do mato se amorenou
Então se ouviu o canto do zabelê
E tudo tem a ver com o pôr-do-sol
Que é quando se estende à rede em dois pé-de-pau
E a noite vem pelo Pantanal

Quando o dia desativou
A noite disse agora eu sou
E veio toda com seu andor
De lua nova cheia de amor

Noite, suave noite dos sonhos meus
Noite, mãe sigilosa do pererê
Noite que a todos têm porque não se vê
A mesma noite infinita, noite astral
Amanhecendo pelo Pantanal

Quando o sol brilhou, pousou uma borboleta no meu chapéu
Só uma estrela sobrou no céu
Azul cintilante, um azul sem véu

Dia de tudo ter ou de nada ter
Desde cedinho horas pra se viver
Dia para plantar
Dia pra colher
O mesmo dia de sempre
O velho sol
Se esparramando pelo Pantanal.
Almir Sater
Composição : Almir Sater e Renato Teixeira

sábado, 23 de abril de 2011

POESIA: Pantanal em Silêncio


Pantanal em Silêncio

E por esse caminho que eu traço
No meio do mato, deixando um sinal
Vou seguindo meu velho destino
Que sempre me leva para o Pantanal

Deixo o rancho já quase tapera
E vou me atolando nesse lamaçal
Pra buscar, nesse mundo de Deus
o sentido da vida no meu Pantanal
Eh! Pantanal! Sonho infinito
Do caboclo caipira, tocando a boiada
Soltando seu grito
Eh! Pantanal!Dos jacarés
Que vão morrendo em silêncio
Na beira das águas, entre os aguapés

Onça pintada, arara, tucano, bugio
Tatu, tamanduá
Vão seguindo no meio da mata
Do homem que mata

Eh! Pantanal!Dos jacarés
Que vão morrendo em silêncio
Na beira das águas, entre os aguapés

E por esse caminho que traço
no meio do mato, deixando um sinal
Vou cantando o lamento tristonho
Dos bichos que morrem pelo Pantanal
Sérgio Reis
Composição : Aral Cardoso




POESIA: Sons do Mato Grosso

Sons do Mato Grosso

Nos feitos d’uma história de raiz,
Está o Mato-Grosso e suas paixões,
A compor as fronteiras de um País,
Terra de nossos sonhos em canções,
.
De seus campos e serras sou amante,
E em seus cantos que encerra tradições,
Sou poeta fiel e assediante,
Das palavras assíduas nos rincões,
.
Dos sons dos sabiás saem sarau,
E na voz da vibrante passarada,
Ficam marcas eternas no jirau,
.
Da presença da terra solfejada,
Que rende sua homenagem-capiau,
A minha Cuiabá-cidade amada
Sady Folc


POESIAS DE MATO GROSSO - PROJETO CONHECENDO MATO GROSSO


Tuiuiú

De nossas necessidades
faço histórias, ponderações, estudos
explicação comum de tuiuiú eu tenho:
ele passou da conta no crescer

o tuiuiú, quando acorda e abre as asas,
ultrapassa as bordas do amanhecer
deste modo,
o espaço aéreo só comporta um.


O tuiuiú é tão grande, tão grande que
ao levantar vôo
o céu sai de perto.


Por fim, Senhor meu, por fim
quando um tuiuiú vai a óbito
(porque nesta vida não falta adversidade)
quando um tuiuiú vai a óbito,
as borboletas requisitam guindaste
(pelo menos para as penas – do lado do coração).
Lucinda Nogueira Persona


terça-feira, 19 de abril de 2011

MÚSICA: Disneylândia

Disneylândia
Titãs

Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
Música hindú contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso no interior da Bolívia.
Zebras africanas e cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos incas no museu de Nova York.
Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
Armênios naturalizados no Chile procuram familiares na Etiópia.
Casas pré-fabricadas canadenses feitas com madeira colombiana. Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.
Literatura grega adaptada para crianças chinesas da comunidade europeia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado árabe na baixada fluminense.
Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné.
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália.
Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtém visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.

http://www.vagalume.com.br/titas/disneylandia

domingo, 17 de abril de 2011

LOCALIZANDO MATO GROSSO








PROJETO CONHECENDO MATO GROSSO - 2011

MATO GROSSO
  
VOA  ARARA AZUL

SOBRE A MATA SELVAGEM

NADE JACARÉ

SE ESQUENTA NO SOL

DE UM ESTADO

ONDE AS NUVENS SÃO MAIS BRANCAS

SURGE UM POVO DE CORAGEM


DA NATUREZA A BELEZA

CABLOCOS E CABOCLINHAS BELAS

DE CABELOS CACHEADOS OU ESCORRIDOS

COM OLHOS NEGROS FEITO A NOITE

OU CLAROS COMO O MEL DA ABELHA

LINDAS CABLOCAS DEBRUÇADAS EM SUAS JANELAS.


ABRA AS ASAS DA GRANDEZA

ARARA COLORIDA

ESPALHA SUA LIBERDADE NOS ARES

``SÓ É ESCRAVO, AQUELE QUE TEM MEDO DE MORRER´´

ASSIM GRITAVA ZUMBI DE PALMARES.
  

MATO GROSSO

TERRA BRANDA

RICA DE NASCIMENTO

POVO GUERREIRO, ACOLHEDOR

TERRA AONDE O DINHEIRO

NASCE EM FORMA DE AMOR.


O OLHAR COMPENETRADO

DO SÁBIO TUIUIÚ

MARCA O ESPAÇO DE SUAS ASAS

VOADORAS PODEROSAS

MISTURA-SE VIDA SELVAGEM

COM O PERFUME DAS ROSAS.


COMO FALAR DO PANTANAL?

BERÇO DO PLANETA SE REPRODUZIR

POETISAR UM POVO TRABALHADOR

DIAS E DIAS NA LUTA

NA SOBREVIVÊNCIA HORA APÓS HORA

TERRA RICA DE ALEGRIA

DA RIQUEZA DO ALGODÃO E DA SOJA.


AH! MATO GROSSO

RICA SOU EU EM VIVER AQUI

TER NASCIDA EM SUAS TERRAS

NÃO VIVO SEM SEU AROMA E SABORES

LONGE DE TI VIVO EM LAMENTOS

MEU MATO GROSSO

SUA TERRA TEM MAIS VIDA

EM SUAS VIDAS MAIS AMORES.
Márcia Mira. 

PRECE PELA TOLERÂNCIA

"Prece pela tolerância"

 

"Não é mais aos homens que me dirijo. É à você, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos: Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo de nossas calamidades.
Você não nos deu coração para nos odiarmos nem mãos para nos enforcarmos. Faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira.
Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre nossas leis imperfeitas e nossas opiniões insensatas não sejam sinais de ódio e perseguição.
Que aqueles que acedem velas em pleno dia para te celebrar, suportem os que se contentam com a luz do sol.
Que os que cobrem suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso te amar, não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro.
Que aqueles que dominam uma pequena parte desse mundo, e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque você sabe que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar.
Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz.
Que possam todos os homens se lembrar que eles são irmãos! "
Voltaire

Voltaire (Filósofo Francês que viveu entre 1694-1778) defendia o direito de todo homem expressar livremente opiniões e crenças. 

Prece pela tolerância foi escrita há quase 250 anos. 

PROJETO VALORES - TOLERÂNCIA

Tolerância
A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.
O conceito de tolerância se aplica em diversos domínios:
  • Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.
  • Tolerância civil: discrepância entre a legislação e sua aplicação e impunidade.
  • Tolerância segundo Locke: «parar de combater o que não se pode mudar».
  • Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.
  • Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.
  • Tolerância técnica: margem de erro aceitável (ver Tolerância (engenharia)), ou capacidade de resistência a uma força externa.
  • Tolerância: em gestão de riscos constitui o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré-estabelecidos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PAÍSES EMERGENTES



País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PAÍSES DO SUL

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
  • Passaram por um grande processo de exploração durante o período colonial. Colônia de Exploração;
  • Baixo nível de industrialização, com exceção de alguns países como: Brasil, México, os Dragões de Exploração;
  • Dependência econômica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas;
  • Deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico;
  • Rede de transporte e meios de comunicação deficientes;
  • Baixa produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mão-de-obra;
  • População Ativa empregada principalmente nos setores primários ou no setor terciário em atividades marginais (camelôs, trabalhadores sem carteira assinada etc). Exemplo: Brasil, Etiópia, Uruguai;
  • Cidades com crescimento muito rápido e cercada por bairros pobres e miseráveis;
  • Baixo nível de vida da maioria da população;
  • Crescimento populacional elevado;
  • Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil;
  • Expectativa de vida baixa.
Existem países subdesenvolvidos que são fortemente industrializados como é o caso do Brasil, México, Argentina, Dragões Asiáticos, etc. A industrialização existente nesses países na verdade é sustentada por países desenvolvidos, que os utilizam para expandir seus parques industriais e garantir lucros vultuosos. Um exemplo nítido de expansão industrial é, o caso dos Dragões Asiáticos que evoluíram enormemente nas últimas décadas, principalmente no setor industrial através do capital e tecnologia japonesa.

Alguns fatores atraem esses investimentos estrangeiros para os países subdesenvolvidos, como:
  • Mão-de-obra barata e numerosa;
  • Muitas vezes são isentos de pagamento de impostos;
  • Doação de terrenos por parte do governo;
  • Remessa de lucro das transnacionais para a sede dessas empresas;
  • Legislação flexível.

PAÍSES DO NORTE

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS
  • Dominação econômica;
  • Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens;
  • Agropecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
  • Desenvolvimento científico e tecnológico elevado;
  • Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação;
  • População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc.
  • População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha;
  • Pequeno número de analfabetos;
  • Elevado nível de vida da população;
  • Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
  • Reduzido crescimento populacional;
  • Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil;
  • Elevada expectativa de vida.
As sociedades desses países são altamente consumistas isto é percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.

PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL

PAÍSES DO NORTE
PAÍSES DO SUL 



divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do Norte, dos países do Sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do Norte também estão no grupo, embora a maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

sábado, 9 de abril de 2011

TECTÔNICA DE PLACAS

MOVIMENTOS DA TERRA


A rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza ao redor do seu eixo, no sentido anti-horário, para um referencial observando o planeta do espaço sideral sobre o pólo Norte. A duração do dia - tempo que leva para girar 360 graus (uma volta completa) - é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s), em relação às estrelas fixas. Em relação ao Sol, o tempo de rotação é de 24 h.
A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.
O movimento demora 365 dias e seis horas a ser realizado, isto é, na verdade, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao real movimento de translação. Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h x 4 anos = 24h) e é "compensado" com um ano bissexto.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?

O que é um lago ?  Lagos   são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...