quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse Lunar

Eclipse Lunar


Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar, porém a Terra encobre o sol nesse caso.

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia, pois é necessário que ela se encontre atrás da Terra, do ponto de vista de um observador no Sol. Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5 graus em relação ao plano da órbita que a Terra executa em volta do Sol, o eclipse não ocorre em todas as fases de Lua cheia.
Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer ponto da Terra, desde que, nesse sítio, seja de noite, no momento em que ocorre o eclipse.
A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra mesmo durante um eclipse total, podendo assumir uma tonalidade avermelhada ou alaranjada. Isto é conseqüência dos fenômenos de refração e de dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra, que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da sombra.
Este fenômeno também é o responsável pela cor avermelhada que o céu adquire durante o poente e o nascente. De fato se nós observássemos o eclipse a partir da Lua, poderíamos observar o Sol, desaparecendo por trás do planeta Terra.

Referências:
www.nasa.gov
www.pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_lunar
                                                                    
Eclipse Lunar - Rondonópolis-MT

Segundo a Nasa, o próximo será 10 de Dezembro de 2011. Até lá!

Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?

O que é um lago ?  Lagos   são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...