quinta-feira, 10 de março de 2011

GEOGRAFIA EM POESIAS: Tempos e espaços

Tempos e espaços

Os tempos se encontram,
  desencontram   e se abraçam,
    se arranham, se enlaçam abrigando
      a torrente do heterogêneo existir.

       É, o  existir, pluralidade  dos tempos
       conviventes no regaço
       das correntes performáticas,
   animadas e enfáticas
dos inúmeros  espaços.   
  
O espaço é testemunha
   dos tempos  complexos e banais
     que se aproximam,  se definem, se afetam,         
        se alinham nas fronteiras   relacionais.

              Os tempos se animam,
                 ou  afastam seus frontais,
                   se encaixam, desencaixam,
                    se alastram  pelo mundo
                        transpassando todos portais.

São, os espaços, descontínuos,
seus regaços,  nada formais,
em figuras que se alargam
se esfregam, se embargam
sob formas desiguais.

(Poema extraído do livro "Geografia em Poesias:  tempos, espaços, pensamentos...)



Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)

             Em 17 de setembro de 1934, à Av. Angélica, 133, os Srs. Pierre Deffontaines, Luiz Flores de Moraes Rego, Rubens Borba de Moraes e Caio Prado Jr, resolveram os presentes fundar uma sociedade de estudos geográficos denominada Associação dos Geógrafos Brasileiros. 

            Desde o seu surgimento a AGB congregou intelectuais de renome como: Caio Prado Junior, Luiz Fernando Morais Rego, Rubens Borba de Morais e Pierre Monbeig.
            Em 1944, AGB passou a se constituir em uma entidade de dimensões nacionais, que possuía sócios, profissionais, estudantes e colaboradores em todo o território brasileiro. As primeiras seções regionais foram criadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Bahia.


            Até o início dos anos 70 a AGB era caracterizada como uma associação de pesquisadores. Mas no final dos anos 70 (1978), na reunião anual realizada em Fortaleza, Ceára, a AGB estimulada pelo crescimento do movimento estudantil brasileiro, passou por uma renovação de sua perspectiva organizacional, que se refletiu no processo de reformulação de seu estatuto que a tornou uma associação mais integrada à luta pelos direitos humanos e ao debate político e democrático da sociedade. 
             A história institucional da AGB está integrada à história da Geografia e do pensamento geográfico brasileiro, não havendo sentido em falar do pensamento geográfico sem citá-la. Dentre seus objetivos está a promoção do conhecimento científico a partir da troca de idéias de seus associados. Isso acontece nas reuniões regulares da Associação, nos fóruns de discussão e demais grupos de estudo. O diálogo se dá também por meio das publicações que mantemos.

             A AGB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia para que se possa oferecer à crítica da sociedade uma abordagem geograficamente consistente dos seus/nossos problemas, com o intuito de aperfeiçoar do debate científico da Geografia e que se interessam pelo desenvolvimento de alternativas e iniciativas de promoção do bem-estar social.
           Destaca-se entre seus objetivos:
  • Promover o desenvolvimento da Geografia, pesquisando e divulgando assuntos geográficos;
  • Estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para seu aperfeiçoamento;
  • Manter intercâmbio e colaboração com outras entidades brasileiras e internacionais dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato;
  • Analisar atos dos setores públicos ou privados que interessem e envolvam a ciência geográfica, os geógrafos e as instituições de ensino e pesquisa da Geografia, e manifestar-se a respeito;
  • Congregar os geógrafos, professores e estudantes de Geografia e demais interessados, pela defesa e prestígio da classe e da profissão;
  • Promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional;
  • Representar o pensamento de seus sócios, junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.

Profissão de Geógrafo/Geografia/Profissional de Geografia


profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n°6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n°7.399, de 04/11/85, e Decreto n°92.290, de 10/01/86.

            A Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.

       Classifica-se em geral em geografia física, que concerne ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera) e geografia humana, o estudo das pessoas e suas atividades. Em ambas há ênfase na análise espacial, qual seja, o estudo das localizações e dos padrões.

       A Geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos.

         Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional aplicada.

Fonte: https://www.creaap.org.br/interatividade/noticias/detalhe/1027/1 

         O Profissional de Geografia pode atuar no ensino fundamental ou médio, em empresas públicas e privadas, prefeituras, secretarias de Estado ou como autônomo. Caso seja pós-graduado, pode atuar em universidades como pesquisador ou professor.

      A profissão foi regulamentada (Lei no 6664) em 1979 e, para exercê-la, é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA. Entre as atividades desenvolvidas pelo geógrafo, está o estudo dos aspectos físicos da Terra - atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera - e da organização espacial da sociedade, suas inter-relações, economia, bem como seu modo de apropriação da natureza.

        O mercado de trabalho nesta área tem crescido em função da necessidade da presença do profissional de geografia nos planos diretores do município e nas comissões de meio-ambiente.

Fonte:www.portalsaofrancisco.com.br

Qual a diferença entre lago, lagoa, laguna, barragem, açude ou represa?

O que é um lago ?  Lagos   são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. El...